Translate the blog:

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Noivas de Santo António

XXV
Os Casamentos de Santo António já fazem parte integrante da tradição popular portuguesa - cerimónia onde se realizam vários casamentos em simultâneo, com a benção do santo padroeiro.
.
Santo António nasceu em Lisboa, Portugal, em 1135, franciscano, pregador culto e apaixonado, foi professor em diversas Universidades europeias e morreu em Pádua, Itália, em 1231.
Considerado por muitos "santo casamenteiro" por ter sido, segundo reza a lenda, um bom conciliador de casais.
Em 1958, em Lisboa surge a iniciativa, com o patrocínio do "Diário Popular" e comerciantes locais, de celebrar nessa semana consagrada aos festejos de Santo António, uma grande festa de casamento. Que tinha por objectivo, possibilitar o matrimónio a casais com maiores dificuldades financeiras, oferecendo-lhes o traje, a cerimónia, os preparativos da igreja e o banquete.
.
* A título de curiosidade: ao casal só era permitido participar, se a nubente pudesse clinicamente atestar a sua virgindade.
.
Hoje em dia... não sei como funciona. Mas que a festa se realiza, lá isso é verdade. Lá está ela. Todos os anos. A estalar na rua. A encher-nos daquela alegria pateta. Não é que a ideia original não fosse gira, que até era. E simbólica e patriótico-religiosa. Mas por estar tão no espírito dos 50's, pensar nisso em 2009, faz-me uma certa confusão. Valha-nos o facto de que é, realmente, um belíssimo e refrescante substituto do Big Brother, inserido num ambiente de sardinha assada e copos de vinho, tão português.

E de tal forma crepitam com vigor, essas afamadas Noivas de Santo António, que até há uma pequenina rubrica (entre o tempo de antena dos candidatos às eleições europeias e o noticiário) que está destinado exclusivamente para conhecermos os felizes pombinhos.


ELE É: Arnaldo Emanuel Martins Silva, tem 26 anos e é Mecânico de profissão. Acha que a música favorita dela é "Tiengo la camisa negra" de Juanes. Mas na verdade é "Ai, Destino" de Tony Carreira. Acha que as melhores férias foram no ano passado em Benidorm, Espanha - mas não. Foram mesmo as do camping da Costa da Caparica (onde se conheceram). Pensa que o prato predilecto dela são favas com chouriço, e afinal é o bacalhau à Gomes de Sá. Os projectos para o futuro deles, na sua opinião, passam por um carro novo (Gti) e uma oficina própria (porque assim é que se ganha dinheiro). Ele pretende no máximo um filho, "por causa da despesa" diz, enquanto encolhe os ombros. É a crise!
.
ELA É: Isaura Marisa Sousa da Costa, tem 24 anos e é Operária fabril na indústria têxtil. Acha que a música favorita dele é "My heart will go on" da Celine Dion, que viram no filme Titanic. Afinal é "Yolanda", dos Irmãos Verdade, que Arnaldo descobriu no rádio de um carro em que estava a trabalhar. Ela acha que as melhores férias foram no Algarve, onde ele finalmente lhe fez a proposta, e para ele foi mesmo Benidorm. O prato predilecto, e que ela cozinha quando ele vai lá a casa dos pais, é o belo do cozido, e afinal o que ele prefere é um grande bife com batatas fritas. Os projectos para o futuro, na sua óptica, passam impreterivelmente por uma casa nova e depois uma viagem ao estrangeiro. Tudo isto antes de terem os três filhos que ela tanto deseja, "que uma família assim é que é".
.
Se resultam ou não, estas improváveis duplas, não sei...
Mas nunca se ouviu falar em Divórcios de Santo António.
.
Fica aqui a minha sugestão, para este evento com boas possibilidades de franchising.
.
Mas há mais:
- Às 10 primeiras propostas de negócio oferecemos o pack familiar: Os Partos de Santo António (live), já em DVD, VHS e cassete pirata.
.

2 comentários:

  1. Ex.mo Sr.
    Venho por este meio expressar o meu mais veemente repúdio pelo gracejar grosseiro que faz à volta dessa grande instituição que são as noivas de Santo António.
    Eu e o meu Joaquim, graças a esas benfazejas senhoras, casámos segundo o Ritual Cristão, e procriámos como Deus manda: os que Deus quiser. E somos muito felizes, desde há 25 anos, com os nossos 9 filhos, e com 12 nétinhos já na conta!
    Cure-se. E case-se! E se nao o puder fazer, recorra a essas santas senhoras que gerem a instituição.
    Sua
    Gracinda dos Anjos

    ResponderEliminar
  2. Desde já, os meus mais sinceros agradecimentos pela sentida opinião, Exma sra. Gracinda dos Anjos.
    Os Macaquinhos no Sotão saúdam-na, envoltos na mais franca cordialidade.
    Seja bem-vinda a este nobre espaço de discussão, que serve de caricatura dos rigores instituídos, e onde se partilham ideias, experiências, perspectivas, respeitando sempre as diferentes idiossincrasias.
    Espero que a visita tenha sido do seu agrado, quanto mais não seja por ter conseguido contar com a sua participação.

    Com os melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar

Participa já e habilita-te a ganhar um fantástico robô de cozinha ou um jogo de cama em terylene estampado com cornucópias douradas!

Macaquinhos no Mundo: