Translate the blog:

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Até amanhã, Camaradas!

XI
Na manhã da Revolução dos Cravos, há 35 anos, morreu a ditadura!
Caiu aos pés de um movimento que, para o bem e para o mal, juntou na rua, num mesmo imenso e coeso corpo, caminhando orgulhosamente unidos, lado a lado, civis e militares, catedráticos e estudantes, operários e agricultores, homens, mulheres - TODOS - todos com a mesma finalidade, com o mesmo ideal, com a mesma vontade inalienável, e fome e fé de... LIBERDADE.

Liberdade de voto, de opinião, e política. Liberdade da censura (o condicionalismo, pocilguenta lavagem cerebral) que controlava as palavras no cinema, no teatro, nos jornais, nas revistas, na rádio, na televisão, na música e na literatura. Liberdade da PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) que prendia e torturava, sem contemplações, independentemente da idade e do género - quem quer que fosse - sob qualquer infundada suspeita.




E tombou, naquele dia de Abril, sem derramar uma única gota de sangue. Morreu nas mãos do povo, na mira dos Capitães heróis.

Mas na verdade, essa vitória não "aconteceu" - acontece sim, todos os dias a partir daquele. E cabe-nos a nós manter viva a honra, a dignidade e a coragem, de quem arriscou tudo e marchou pelo Terreiro do Paço, pelo Largo do Carmo, quem encheu a Rua do Arsenal, personificando "Grândola Vila Morena", de punho no ar e cabelos ao vento. Contra o monstro de 7 cabeças, o Adamastor instituído, contra a opressão da ditadura fascista.

"Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas. Na sequência das acções desencadeadas na madrugada de hoje, com o objectivo de salvar o País do regime que há longo tempo oprime, as Forças Armadas informam que, de Norte a Sul, dominam a situação e que em breve chegará a hora da libertação. Reafirma-se o desejo veemente de evitar derramamento de sangue mas igualmente se reafirma a decisão inabalável de responder decidida e implacavelmente a qualquer oposição que as Forças Militarizadas e Policiais pretendam oferecer. Recomenda-se, de novo, à população que se mantenha calma e nas suas residências, para evitar incidentes desagradáveis cuja responsabilidade caberá exclusivamente às poucas forças que se opõem ao Movimento. Ciente de que interpreta fielmente os verdadeiros sentimentos da Nação, o Movimento das Forças Armadas prosseguirá inabalável no cumprimento da missão que a sua consciência de portugueses e militares lhes impôs. Viva Portugal!"














.
25 DE ABRIL SEMPRE!

FASCISMO NUNCA MAIS!
.

- Até amanhã, Camaradas...
.

1 comentário:

  1. Já pensas-te naqueles que foram espoliados de todos os seus bens, apesar de nada terem a ver com a dita ditadura?
    Além de que discordo de falares em ditadura, esse regime NÂO existiu em Portugal, comparado com o que de facto existiu em Itália.
    No entanto aqui vai o meu aplauso para a LIBERDADE, só que não é dela que nos alimentamos, mas vá ajuda.
    JOKAS GORDAS
    XANAK

    ResponderEliminar

Participa já e habilita-te a ganhar um fantástico robô de cozinha ou um jogo de cama em terylene estampado com cornucópias douradas!

Macaquinhos no Mundo: