Translate the blog:

segunda-feira, 15 de junho de 2009

As Mulheres de 30

XXVIII
O que mais as espanta é que, de repente, elas percebem que já são balzaquianas. Mas poucas balzacas leram "A Mulher de Trinta", de Honoré de Balzac, escrito há mais de 150 anos. Olhe o que ele diz:
"Uma mulher de trinta anos tem atrativos irresistíveis. A mulher jovem tem muitas ilusões, muita inexperiência. Uma nos instrui, a outra quer tudo aprender e acredita ter dito tudo despindo o vestido. (...) Entre elas duas há a distância incomensurável que vai do previsto ao imprevisto, da força à fraqueza. A mulher de trinta anos satisfaz tudo, e a jovem, sob pena de não sê-lo, nada pode satisfazer".

Madame Bovary, outra francesa trintona, era tão maravilhosa que seu criador chegou a dizer diante dos tribunais: "Madame Bovary c'est moi". E a Marilyn Monroe, que fez tudo aquilo entre 30 e 40?

... O que mais encanta nas de 30 é que parece que nunca vão perder aquele jeitinho que trouxeram dos 20. Mas, para isso, como elas se preocupam com a barriguinha!

... Elas talvez não saibam, mas são as mais bonitas das mulheres. Acho até que a idade mínima para concurso de miss deveria ser 30 anos. Desfilam como gazelas, embora eu nunca tenha visto uma (gazela). Sorriem e nos olham com uns olhos claros. Já notou que elas têm olhos claros? E as que usam uns cabelos longos e ondulados e ficam a todo momento jogando as melenas para trás? É de matar.

... A mulher de 30 ainda não fez plástica. Não precisa. Está com tudo em cima... Quando resolve, vai pra valer... Mata o homem, tenha ele 20 ou 50. E o hálito, então? É fresco...

Mas o que mais me encanta nas mulheres de 30 é a independência. Moram sozinhas e suas casas têm ainda um frescor das de 20 e a maturidade das de 40. Adoram flores e um cachorrinho pequeno. Curtem janelas abertas. Elas sabem escolher um travesseiro. E amam quem querem, à hora que querem e onde querem. E o mais importante: do jeito que desejam.

São fortes as mulheres de 30. E não têm pressa pra nada. Sabem aonde vão chegar. E sempre chegam.

Chegam lá atrás, no Balzac: "A mulher de 30 anos satisfaz tudo".

Ponto. Pra elas

(Mário Prata)
.
...faltam 8 dias, 6 horas, 22 minutos e 43 segundos...

6 comentários:

  1. Xiii... nem sei por onde começar. O melhor é mesmo 'despejar' tudo num só comentário, boa?

    1 - fiquei fã deste 'sótão' :)
    2 - tenho este texto do Mário Prata, das Mulheres de 30 (Balzaquianas), num dos meus posts... e é um dos meus posts favoritos (deve ser porque o texto é escrito por outra pessoa qualquer, que não eu).
    3 - Vim cá, como mandaste (e eu sou uma moça bem mandada), à procura do texto do MEC... et voilá! Também já o postei, em tempos. O amor é, realmente, fodido!
    4 - As coisas que tu não gostas, bem podia ter sido eu a dizer 'não gosto... mesmo nada!!!'. Post delicioso e hilariante, esse.
    5 - O Principezinho é, sem dúvida, o livro obrigatório em qualquer casa. Folgo em saber que tb te agrada... és, decerto, boa gente. :)
    6 - Voltarei, agora, de forma assídua, e já não haverá necessidade de esgotar os caracteres de um comentário, de uma assentada.

    Beijinhos e abracinhos,
    da priminha dos fixolinhas :)

    ResponderEliminar
  2. Para começar desculpas pelo meu português: não aprendí ainda muito. Gosto de ler mais não sei escrever!
    Estive a ler os post e fiquei sorprendida pelo post das novas normas de lingua portuguesa.
    Exactamente que é o que aconteceu?
    Sei algo, mais nao estou muito informada.

    obrigado

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, seja muito bem vinda ao Macaquinhos no Sotão!

    Em relação à pergunta que nos colocou - apesar de muito interessante - é de difícil resposta/explicação neste pequeno espaço.
    Em vez disso vou sugerir-lhe uma consulta ao Portal da Lingua Portuguesa em: ( http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=acordo )
    E uma ferramenta muito útil, onde pode ver as diferenças na escrita entre o Acordo de 1945 e o Novo Acordo Ortográfico: ( http://www.flip.pt/tabid/566/default.aspx )

    Espero sinceramente que tenha ajudado!


    Com os melhores cumprimentos,
    Filipe Pinto

    ResponderEliminar
  4. oh! muito obrigada pela sua contestação, é muito amável.
    Previamente já estivera a ler coisas sobre o novo acordo ortografico, é atopei dois sites com contéudo interesante. Mas a maior parte deles eram sites do Brasil...
    Acho que será unha adaptação dificilíma.
    vou olhar neste link e voltarei a ler o seu blog...adoro!
    obrigada pela sua atenção e de novo desculpas pelo meu "pseudoportugues" ou portunhol.

    ResponderEliminar
  5. Roubei o texto... tá lindo! Até dá vontade de ficar pelos 30 ;)

    ResponderEliminar
  6. Minha cara balzaquiana,
    Não se pode roubar um texto que já é seu, por direito próprio.
    Mas, por outro lado, tem o dever de deleitar-se com ele. Por isso, goze-o bem, faça-o valer.
    E, quando vir que os 30 se acabam, isso quer só dizer que tem ainda mais argumentos do que quando esses 30 começaram.

    ResponderEliminar

Participa já e habilita-te a ganhar um fantástico robô de cozinha ou um jogo de cama em terylene estampado com cornucópias douradas!

Macaquinhos no Mundo: